Vida de Informática Biomédica


Luana

Posted in InfoBio por Natália em 14 de agosto de 2010

Nome
Luana Peixoto Annibal (Apelido Patela)

Idade
23 anos (07/12/1986)

Há quanto tempo está formado?
Há um ano e meio (Sou da turma 3)

O que está fazendo atualmente?
Estou fazendo mestrado no Departamento de Computação da UFSCar. Consegui manter a área de Informática Biomédica em meu projeto, pois estou desenvolvendo um DW (um sistema de suporte da decisão estratégica e administrativa) utilizando vários tipos de dados, incluindo imagens médicas.

Como foi a trajetória até aí?
Durante o último ano de graduação fiz uma “parceria” com o Prof. Joaquim (FFCLRP) e o Prof. Mauro (UFSCar). Depois de algumas conversas, eu me interessei muito no projeto e optei por permanecer mais dois aninhos na área acadêmica.

O que você pode tirar de proveito da faculdade para sua vida profissional?
Para mim durante a faculdade nós nos ambientamos tanto com a área médica quanto a área computacional e isso é essencial para que o diálogo entre as duas áreas seja o mais amplo possível, ou seja, compreendemos tanto o vocábulo da área médica quanto da área computacional. Bem, essa é uma resposta bem geral para não me estender muito, mas como tudo na vida, todas as experiências são de grande valia para o futuro e na graduação nós tivemos grandes experiências, tanto de trabalho em grupo, de grupos multidisciplinar, quanto nos estudos e práticas de disciplinas relevantes para a construção e elaboração de sistemas e ferramentas computacionais.

O que você acha que poderia ter sido melhor na faculdade, e assim teria facilitado sua vida profissional?
Durante o último ano deveria haver a opção por escolher entre estágio e iniciação científica. Bem, não sei se isso mudou durante esses dois anos, mas acho que é muito importante essa opção. *

O que você recomendaria para quem esta prestando Informática Biomédica?
Analise a grade curricular do curso, procure o currículo de algum professor ou ex-aluno de IBM e se possível participe das feira de apresentação de curso da USP (todo ano tem).

O que você recomendaria para quem está terminando o curso?
Não tomem decisões precipitadas.

Tem mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Seria legal levantar uma lista de empresas relacionadas com a nossa área, assim como eventos ou mesmo discussões.


* Atualmente, o curso aceita a opção de se fazer um estágio ao invés do TCC. Porém, há poucas empresas conveniadas e a maioria é localizada em cidades distantes, dificultando a escolha dessa opção.

Uma resposta to 'Luana'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Luana'.

  1. Marcelo Bicudo said,

    Na verdade a localização das empresas não dificulta em nada a escolha pelo estágio, visto que se o aluno seguir corretamente a grade do curso, ele terá todo o semestre para o estágio (não há disciplinas no último semestre.)
    O dificulta, e aí acho que é uma escolha pessoal, é a mudança de cidade. Se a pessoa deseja ou não se manter em Ribeirão Preto. Vai do planejamento de carreira de cada um!


Deixe um comentário